terça-feira, 2 de junho de 2009

Anorexia Nervosa

Anorexia Nervosa

Insere-se num grupo de patologias em que uma perturbação alimentar é um sinal exterior de desequilíbrio emocional ou psicológico ou outra disfunção interna.

"Anorexia nervosa" significa, literalmente, falta de apetite causada por um problema de nervos. Este termo é, porém, incorrecto, pois o anoréctico sente fome, mas prefere negligenciá-la. Ao fazê-lo, sente que controla de certa forma a sua vida e o seu corpo. Ao comer ou ao não comer, evita emoções dolorosas. São traços típicos da anorexia:

• Fobia de engordar;

• Preocupação com a comida, os seus rituais e calorias;

• A recusa de se alimentar;

• O exercício compulsivo.

Ocorre amenorreia, sinal do devastador efeito do jejum prolongado nos processos fisiológicos. A anorexia pode fazer baixar os níveis de potássio no sangue, o que provoca por vezes arritmia cardíaca, a causa mais frequente de morte em anorécticas graves que não estejam a ser medicamente acompanhadas.

Embora seja mais comum entre raparigas e mulheres jovens, a anorexia pode ocorrer em qualquer idade e em pessoas de ambos os sexos. São cada vez mais as crianças do sexo feminino com sintomas de anorexia antes da puberdade.

 

Causas

A anorexia pode ter a ver com o código genético ou desenvolver-se em resposta a pressões de ordem social. Alguns pais bem-sucedidos pressionam as filhas para que também o sejam. Uma jovem mais vulnerável pode então adoptar um comportamento alimentar anormal como forma de lidar com estas pressões e de tentar recuperar o controlo sobre a sua vida.

Há que contar também com a influência social. Os meios de comunicação, por exemplo, transformam mulheres ultra-magras em ícones.

Outros factores de risco de perturbações alimentares:

• Ser atormentada por colegas da escola;

• Sofrer maus tratos dos pais;

• O divórcio dos pais;

• A perda de um ente querido;

• Dúvidas em relação à identidade sexual.

 

Diagnóstico

É feito a partir da história da doente e após exame médico. São normalmente os familiares que transmitem ao médico a sua preocupação com a excessiva perda de peso da doente, a sua obsessão com a imagem corporal ou o comportamento alimentar irregular. Deve suspeitar-se deste comportamento sempre que haja uma história de perda persistente de peso sem causa médica aparente. Este diagnóstico é mais provável caso existam na família outros casos de alteração da imagem corporal. Se o peso da mulher corresponder a menos de 85% do peso ideal para a sua altura, se outras causas para a perda de peso foram excluídas e, sobretudo, se uma mulher não tem o período menstrual há mais de três meses por emagrecimento, então a anorexia nervosa c o diagnóstico mais provável, mesmo que a doente não o admita.

 

Tratamento

Em geral, é difícil. Com efeito, apenas um terço das anorécticas ficarão "curadas". Os amigos, os familiares c os grupos de apoio, e não apenas os médicos, os psicólogos c os nutricionistas, têm um papel importante na ajuda às anorécticas. O objectivo do tratamento é ajudar a doente a iniciar e a cumprir um programa alimentar nutritivo e regular, bem como a lidar com os problemas psicológicos subjacentes que levaram ao comportamento disfuncional através da aquisição de novos e salutares hábitos de vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário