terça-feira, 2 de junho de 2009

Perturbações de Stress P

Perturbações De Stress Pós-Traumático

Perturbação da ansiedade que se manifesta a seguir a um acontecimento que oferece um perigo real ou potencial para a sobrevivência ou a integridade física da pessoa. São muitas as situações que podem dar origem a stress pós-traumático, como agressões, violações, catástrofes naturais, acidentes e situações de conflito armado. Militares, membros de equipas de salvamento, refugiados, sobreviventes e testemunhas, todos correm o risco de sofrer desta perturbação, bem como as suas famílias.

 

Sintomas

É frequente que a experiência traumática seja revivida como uma recordação, um pesadelo ou um flashback, sobretudo quando se passa por uma situação semelhante à que se viveu (uma viagem de comboio, por exemplo, ou atravessar uma rua escura). O aniversário da data fatídica pode desencadear os sintomas, nos quais se incluem ainda:

• Perturbação do sono;

• Ansiedade;

• Irritabilidade;

• Cólera;

• Culpa.

Os sintomas tanto se manifestam de imediato como decorridos meses ou mesmo anos. A perturbação é diagnosticada quando os sintomas persistem mais de um mês.

 

Tratamento

A terapia cognitivo-comportamental, a terapia de grupo e a terapia de exposição, que consiste em fazer reviver o trauma em condições controladas, obtêm em muitos casos bons resultados. A depressão, a ansiedade e as perturbações do sono respondem bem à medicação. A possibilidade de beneficiar de aconselhamento após um evento traumático também pode ser útil, se for iniciado a breve trecho.

Sem comentários:

Enviar um comentário