terça-feira, 2 de junho de 2009

Auto-Agressão

Auto-agressão

Os cortes são talvez a autoflagelação mais comum, embora também se verifiquem queimaduras, murros e batimentos com a cabeça numa parede. São característicos da doença os comportamentos autodestrutivos, como ingerir doses excessivas de medicamentos. Muitas perturbações alimentares contêm uma componente de auto-agressividade. E bastante mais comuns nas mulheres, e estudos recentes comprovam que é mais frequente do que se julga.

Nem sempre a auto-agressão é um pedido de ajuda ou uma tentativa de suicídio. Para a maior parte das pessoas afectadas, é uma alternativa ou a única forma de suportar uma profunda dor emocional, tal como a bebida, a droga ou um comportamento de risco o são para outras pessoas. Estes doentes podem agredir-se durante anos. A auto--agressão tanto pode aliviar a tensão como ser um meio para a pessoa sentir que controla a sua vida. Alguns doentes foram vítimas de abuso ou violência na infância.

As psicoterapias têm grande utilidade quando dirigidas ao problema subjacente. As equipas dos serviços de emergência médica são aconselhadas pelos grupos de apoio a mostrar compreensão e a oferecer ajuda, que pode ser recusada pelo doente. Porém, com o apoio adequado e sem críticas por parte da família e dos amigos, muitos doentes vencem a perturbação. O segredo parece estar em perceber e tratar o sofrimento interior subjacente.

Sem comentários:

Enviar um comentário