terça-feira, 2 de junho de 2009

Fobias

Fobias

Medo exagerado e irracional ou inadequado de pessoas, animais, objectos ou situações, que dificulta uma vida normal. Estão identificadas mais de cem fobias.

As suas causas são pouco claras. Pode ser uma questão hereditária, quando há expressão familiar da fobia. As crianças podem ser influenciadas pelos pais e as fobias tendem a ser mais frequentes nas mulheres.

Os sintomas incluem:

• Ansiedade imediata, com sudação, taquicardia, dificuldades respiratórias, sempre que se está perante a situação ou o objecto. Uma fotografia ou mesmo um simples pensamento desencadeiam os sintomas.

• Comportamento orientado para evitar o que se teme.

• Incapacidade para o desempenho de actividades normais.

Estão indicadas medicação ou terapias comportamentais, por vezes conjugadas. Os betabloqueadores deprimem alguns sinais de ansiedade, como a aceleração do ritmo cardíaco e a subida da pressão arterial. Os antidepressivos podem reduzir a ansiedade, enquanto os sedativos ajudam a descontrair, tal como as técnicas de relaxamento. Obtêm-se igualmente bons resultados com a dessensibilização sistemática, a exposição gradual à causa da fobia. Pode também ser vantajosa a terapia cognitivo-comportamental, que implica trabalhar com um terapeuta de forma a alterar a maneira de ver o objecto ou a situação temida.

Sem comentários:

Enviar um comentário