terça-feira, 2 de junho de 2009

Síndrome de Asperger

Síndrome De Asperger

Perturbação do desenvolvimento que se manifesta desde a primeira infância, esta síndrome era normalmente considerada uma forma de autismo, mas talvez seja melhor considerá-la como pertencendo ao espectro das perturbações de desenvolvimento, com o autismo num dos extremos e a síndrome de Asperger no outro. Os rapazes têm seis vezes mais probabilidades de desenvolver este problema, que afecta uma ou duas em cada dez mil crianças, do que as raparigas.

A denominação da síndrome deve-se a Hans Asperger, o médico vienense que primeiro descreveu a doença num artigo publicado em 1944.

 

Sintomas

Uma criança com esta síndrome costuma ter uma inteligência normal. Os problemas têm sobretudo que ver com a interacção social, com uma linguagem corporal peculiar, com a incapacidade de fazer amizades ou de aprofundar relações com os seus pares, a relutância em partilhar espontaneamente interesses ou satisfação com os outros e com a falta de reciprocidade social ou emocional. Ou seja, os indivíduos com esta síndrome costumam ter dificuldades na aquisição das regras sociais e nas relações interpessoais. Também têm, amiúde, hobbies peculiares. Muitas crianças coleccionam selos, por exemplo, e esta fase é, na maior parte dos casos, normal e passageira, e mesmo quem não abandona o seu hobby na idade adulta apenas partilha os seus interesses com milhares de outros coleccionadores em todo o mundo. Já um indivíduo com Asperger colecciona, por exemplo, os números de série de postes telegráficos ou todos os discos que estiveram no “top ten” de vendas desde a década de 1950. A disponibilidade para partilhar este interesse com outras pessoas será, no entanto, quase inexistente, se bem que o indivíduo com síndrome de Asperger esteja sempre disponível para discutir com grande minúcia o seu hobby com quem se disponha a ouvi-lo.

 

Tratamento

Não há medicação para tratar a síndrome de Asperger. Em caso de detecção, devem ensinar-se competências sociais às crianças ou, pelo menos, fazer que sejam capazes de reconhecer quais os comportamentos inaceitáveis que devem ser contidos. Podem receber aconselhamento e ser protegidas de abusos por parte dos colegas da escola, algo que acontece com frequência a crianças com Asperger. É também normal que venham a precisar de orientação vocacional, de modo que os seus interesses sejam dirigidos para actividades mais apropriadas. Uma vez que muitas delas têm uma inteligência normal, não há razão para os indivíduos com Asperger não terem uma carreira normal e recompensadora, desde que esta seja compatível com as suas aptidões. Nestes casos, o prognóstico é bom.

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